Uma série de painéis côncavos de concreto aparecem pairando sobre esbeltas colunas que mais se parecem com escoras de madeira, chamando a atenção em meio à paisagem rural da Suécia. A proposta idealizada pelo grupo White Arkitekter procura redefinir a tipologia de uma estrutura bastante racional, sua proposta para a caixa d'água de Varberg é uma estrutura horizontal e estreita, que foge de qualquer relação com a tradicional concepção de uma estrutura deste tipo, vertical e redonda. Chamada de VÅGA, ela é capaz de armazenar dois grandes tanques d'água, podendo ainda ser adaptada e ampliada de acordo com as necessidades.
Vencedores do concurso promovido pela empresa local de gestão de águas, a Vivab, os arquitetos do White Arkitekter projetaram o VÅGA para transformar esta estrutura simples em um marco icônico, um novo símbolo para a cidade de Varberg. A estrutura de caixa d'água é capaz de armazenar até 10 mil metros cúbicos de água sob a mesma pressão gravitacional que uma caixa d'água tradicional, com a possibilidade de ser ampliada horizontalmente a medida que a cidade cresce.
Implantadas horizontalmente, os reservatórios estão contidos por esta estrutura sinuosa que reflete as formas orgânicas da paisagem. Seja através do jogo entre luz e sombra ou refletindo a luz do sol ou da lua, estes painéis côncavos fornecem dinamismo e elegância a esta estrutura em meio ao contexto rural onde está inserida. O arquiteto responsável, Mattias Lind, descreve a intenção dos arquitetos por trás desta forma bastante singular:
À medida que a luz do sol varia durante o transcurso do dia, a expressão das formas sinuosas da estrutura da caixa d'água vão se transformando através de um dinâmico jogo entre luz e sombra. Este projeto procura dar voz a fluidez de seu conteúdo, uma estrutura rígida que ao mesmo tempo se revela leve e dinâmica como a água, e isto se torna instantaneamente reconhecível a partir de grandes distâncias quando vista a partir de qualquer ponto da paisagem plana da região. O município de Varberg estava procurando chamar à atenção para este recurso essencial à vida, de tal forma que interpretamos à nossa maneira e procuramos criar um símbolo, uma estrutura icônica que busca inspiração em seu conteúdo.
- Mattias Lind, White Arkitekter
Além disso, o concreto é uma estrutura já acabada, sem a necessidade de qualquer tipo de pintura e acabamento, ele é impermeável por natureza e poderá conter a água em seu interior sem que sejam necessárias outras estruturas secundárias ou tecnologias muito avançadas. Este projeto procura valorizar um elemento essencial à vida que geralmente é ignorado pela arquitetura. A obra está prevista para ser concluída em 2022.
Architects
Localização
Varberg, SwedenEquipe de projeto
Mattias Lind, Lars Zackrisson, Per Hultcrantz, Daniel HultmanEngenharia estrutural
Magnus Kollén at ELUAno do projeto
2022
Via White Arkitekter